O cheque especial é uma modalidade de crédito que permite que você acesse recursos extras do banco, pagando juros sempre que houver movimentação acima do saldo da conta-corrente. Por ser uma solução de emergência, o cheque especial costuma ser utilizado em situações em que é necessário ter acesso a recursos extras, mas que nem sempre é possível planejar a sua utilização.
Esse hábito pode trazer consequências financeiras bem desagradáveis. É que a taxa de juros para o cheque especial é, em geral, muito alta, gerando uma dívida que pode se tornar um problema para quem não sabe como lidar. O melhor é se organizar para equilibrar as contas e evitar os juros indesejados.
Por isso, a seguir, listamos algumas dicas importantes para sair do limite do cheque especial e preservar o seu orçamento:
1. Trace o seu orçamento e use-o de forma inteligente
Organize as suas despesas por prioridades, priorizando aquelas que não podem ser adiadas, como, por exemplo, contas de água, luz e aluguel. Farejar as realmente essenciais e priorizá-las como regra geral é importante para dividir corretamente os seus gastos.
2. Crie uma reserva financeira para usar sempre que precisar
A reserva financeira é um ótimo caminho para evitar a tentação de usar o cheque especial. Desse modo, podemos ter recursos extras a nosso dispor em situações emergenciais, sem depender do banco.
3. Pague as suas contas em dia
Não adianta querer “ganhar o jogo” recorrendo constantemente ao limite do cheque especial. Se elas não forem pagas em dia e condições, os juros vão ficando cada vez mais altos. Portanto, procure manter as suas contas sempre em dia.
4. Aprimore as suas habilidades com relação à economia
Não se trata de entender de finanças como um profissional, mas de conhecer algumas técnicas sobre como gerir bem os recursos. Informe-se sobre como equilibrar as contas, onde investir e como controlar gastos.
5. Aprimore as suas habilidades com relação à economia
Converse com seu gerente sobre as possibilidades de alongar as parcelas do cheque especial ou reduzir a taxa de juros aplicada. O banco pode estar disposto a negociar, desde que haja interesse em conseguir um acordo e se comprometa a manter a sua parte.
Como você pôde ver, há algumas técnicas importantes que você pode seguir para conseguir sair do limite do cheque especial. Se tiver disciplina para manter essas dicas rodando, as taxas altas, os juros exorbitantes e as dívidas indesejadas poderão se tornar uma memória do passado. Mas sempre é preciso seguir cuidadosamente as regras, para evitar problemas financeiros ainda maiores.